AnteriorSeguinte

RESOLVER/ECOEVENTOS

WANDERLUST

Já reciclou hoje?

A Sociedade Ponto Verde esteve no maior evento de mindfulness do mundo para lembrar que a saúde física e emocional depende também da saúde ambiental. A iniciativa “Reciclagem, Sempre!” serviu de incentivo aos milhares de pessoas que se juntaram por um mundo melhor, mais saudável e mais sustentável

A noção de consequência advém de tudo o que fazemos e do nosso papel no planeta. Viver uma vida plena implica não só cuidar do equilíbrio do corpo e mente mas também do ambiente que nos rodeia. A saúde física e a saúde emocional estão intimamente ligadas e é da harmonia entre ambas que depende a forma como vivemos e como nos relacionamos com o que se passa à nossa volta. Com a noção de mindfulness cada vez mais presente nas nossas rotinas, importa, por isso, pensar na saúde do planeta, em especial na forma como estimamos o ambiente. Este é um trabalho contínuo, que começa com pequenos hábitos caseiros e se estende aos espaços partilhados em sociedade. A reciclagem é o primeiro ponto de partida para a preservação do ecossistema e é nela que se inicia o processo de sustentabilidade futura que a todos diz respeito. Se já o fazemos dentro de casa, é chegada a altura de aplicar essa mesma consciência ambiental no exterior, seja na praia, no jardim, no trabalho, num concerto ou num festival.

Por isso mesmo, a Sociedade Ponto Verde fez questão de estar presente no maior triatlo mundial de mindfulness, o Wanderlust, que no passado dia 8 de outubro juntou milhares de pessoas por um bem comum: a saúde física e a psicológica, que tanto dependem da saúde ambiental.

Incentivando todos os presentes a viver de forma sustentável, a reciclar e reduzir as emissões de CO2, valores e hábitos inquestionáveis para quem acredita que gerir os recursos do planeta é uma responsabilidade humana, a Sociedade Ponto Verde levou a cabo uma série de ações de sensibilização para uma vida mais saudável, através da adoção de comportamentos de bem-estar dirigidos ao ambiente. No âmbito da iniciativa “Reciclagem, Sempre!”, que promove a sustentabilidade em eventos de grande dimensão, no Campus Fundação EDP os presentes puderam descobrir várias curiosidades acerca da separação de resíduos através da projeção de minifilmes e informação gráfica que explicava o ciclo de vida das embalagens.

Dentro do recinto e ao longo da corrida de 5 km, os participantes puderam encontrar diversas placas de incentivo a relembrar a importância do ato de reciclar. Com uma intervenção mais focada na zona da alimentação, para além das mesas disponíveis construídas a partir de materiais reciclados (e que fizeram também parte da “decoração” do NOS Alive e do Greenfest), a importância da reciclagem das embalagens foi evidente na presença de ecopontos em pontos estratégicos e na presença de promotores que iam encaminhando os consumidores até ao ponto de reciclagem mais próximo, para que no final o destino das embalagens fosse o correto: o ecoponto.

Porque ser mindful, defende a Sociedade Ponto Verde, é cuidar do ambiente tanto quanto do equilíbrio corpo e mente e também “saborear cada momento e pôr em ação o melhor de nós”, e disso faz parte o hábito da reciclagem. Já reciclou hoje?