AnteriorSeguinte

RESOLVER/ATITUDE

LAGOM

A FILOSOFIA QUE MUDOU A VIDA DOS SUECOS

A fórmula de felicidade dos suecos contada em livro. O que diz Linnea Dunne, autora de Lagom – A Arte Sueca para uma Vida Equilibrada.

Nem mais, nem menos, sempre na dose certa. É esta a premissa do Lagom, o movimento sueco que defende que a felicidade se encontra no equilíbrio e na moderação. Sair cedo do trabalho, passar tempo com a família, encontrar momentos para cuidar de si, falar apenas quando tem alguma coisa a dizer e apreciar os pequenos prazeres da vida são alguns dos pilares desta filosofia de vida, que vem suceder ao hygge dinamarquês.

Celebrar a vida com moderação e da melhor forma possível usando apenas os recursos necessários pode parecer uma ideia quase inatingível nos dias de hoje, em que se vive em constante malabarismo para conseguir coordenar a família com a vida profissional e os amigos, mas na realidade é bem mais simples do que parece. Trata-se, no fundo, e de acordo com o que diz Linnea Dunne, a autora do livro Lagom – A Arte Sueca para Uma Vida Equilibrada, onde insiste em justificar que, apesar de o modo de vida dos suecos ser considerado frio e ligeiramente arrogante, o facto é que se trata de um povo muito eficaz e eficiente na gestão dos seus recursos pessoais. Quer isto dizer, por exemplo, que um sueco dificilmente irá alinhar em conversas de circunstância. Pelo contrário, será a pessoa que pouco ou nada dirá se entender que o assunto não acrescenta valor ao momento.

Em casa, por sua vez, nas rotinas e no próprio modus vivendi, o Lagom aplica-se de igual forma, seja na decoração da casa, que se quer minimalista, funcional e utilitária, contemplando apenas e só o que é necessário ao conforto do dia a dia, seja na limpeza da casa, sem entrar em obsessão, e também na gestão e separação cuidadosa de resíduos recicláveis e orgânicos, já que o Lagom não se esgota em cada um, defendendo também a preservação do ambiente e dos recursos naturais, a adoção de hábitos de consumo conscientes, a sustentabilidade e o bem-estar geral.
Vamos experimentar? Leia aqui uma amostra do livro.